18 de abr de 2017

Ghost in the Shell: Animação (95) X Filme (2017)



Fala nação otaku, tudo bem com vocês? Então nesse feriado finalmente fomos assistir o filme, A vigilante do amanhã - Ghost in the shell, e nesse post vamos abordar algumas diferenças básicas entre as duas obras apresentadas, a o do cinema (USA) contra a animação clássica do ano de 95 (JP). Já vamos avisando, se você  for assistir esse filme esperando uma adaptação da animação original, já pode tirar o cavalinho da chuva, por que você vai se decepcionar com o filme. 

ESSE POST CONTERÁ SPOILERS TANTO DA ANIMAÇÃO QUANTO DO FILME LANÇADO AGORA EM 2017.

Produção Artística: 

1 -Tá aí a primeiro coisa que se difere entre a animação e o filme recém lançado. O futuro na animação é um pouco mais sombrio e sem cor, enquanto no filme temos um futuro bem mais colorido e vivido. Isso se dá pelas diferentes formas de ver o futuro. Se pegarmos obras do final dos anos 80 e meados dos anos 90, vemos claramente uma visão bem mais sombria do futuro cyberpunk que nos dias atuais. A visão Hollywoodiana do filme se encaixa bem mais na nossa visão de futuro atual. Isso não é uma coisa ruim, por que uma coisa que podemos elogiar em A vigilante do amanhã é a excelente qualidades dos seus efeitos especias. 

2 - Outra coisa que ouvi várias pessoas falando e sobre a característica física da Major. Em diversas cenas de combate e até mesmo no seu processo de fabricação vemos a Major completamente nua, enquanto no filme ela usa uma especie de segunda pele. Nem preciso dizer o por que isso acontece, né? Mas se ainda insiste em saber o por que, é para não chocar e adaptar à sua classificação etária. 

Imagens comparativas: 

Ghost in the Shell (2017) - USA



Ghost in the shell (95) - Japão.



Ghost in the Shell (2017) - USA


Ghost in the shell (95) - Japão.



Major (95) X Major (2017)

Historia base e Personagens

Bom ainda temos como protagonista a nossa Major, porém temos algumas diferenças que fazem muito a diferença:

1-  Na animação a Major é 100% criação artificial, não temos a pessoa do passado que é a Motoko Kusanagi, que é a verdadeira identidade da Major do filme americano.

2-  A trama do filme de 2017 muda completamente se comparado a da animação original. No filme vemos um foco muito grande no passado da personagem principal, aonde temos como objetivo descobrir que é a "verdadeira" Major. 

3 - O item acima acaba por se completar nesse, que é o abandono do foco principal da animação de 95, que é a questão filosófica, biológica e moral sobre que é um ser vivo. A Major acaba se tornando uma nova forma  de romper as barreiras da evolução e te leva a reflexão sobre o que é um ser humano/ser vivo. 

4 - Relacionamento Major X Batou: Sem duvidas essa é uma das partes que mais me incomodou. No filme (2017) eles são tipo "brothers"/parceiros de ação, e a relação deles e bem superficial. Em poucos momentos vemos um maior aprofundamento dos dois personagens.
Já na animação vemos uma relação muito mais humana e intensa entre a Major e o Batou, os detalhes simples como ele desviar o olhar quando ela aparece  nua (depois de uma batalha ou cena dela trocando de roupa depois do mergulho), o trabalho de tratá-la como uma mulher, com um olhar bem mais humanizado, o simples fato dele se preocupar em cobrir ela deixam a relação deles muito mais profunda. Além disso ele até ajuda na sua construção como "humana", ajudando ela a entender os seus sentimentos e pensamentos.

Ghost in the Shell (95) - Japão.


Ghost in the Shell (2017) - USA



5 - Os demais personagens humanos (com exceção do chefe da sessão 9) são quase que totalmente esquecidos. Até mesmo um importante membro do time Kusanagi, o Togusa, é esquecido na história desse novo filme.

6 - "O vilão": Não temos mais a figura conhecida como puppet master (Mestre dos fantoches) como vilão. Agora temos um vilão chamado Kuze, que tem como objetivo a vingança contra Hanka Corporation por tudo que a empresa fez com ele e seus parceiros. No final descobrimos que a Motoko era na verdade namorada do Kuze enquanto os dois eram humanos, porém foram seperados, quando a Hanka os capturou.

Ghost in the Shell - Puppet master (95) - Japão:



 Ghost in the shell (2017) Kuze - USA.



7 - Na minha opinião vemos uma major com movimentação muito mais humana na animação, do que no filme. Vi diversas vezes a personagem interpretada pela linda da ,Scarlett Johasson, bem travada na sua movimentação, mas essa pode ter sido uma maneira do diretor demonstrar que ela tinha um corpo robótico. A Kusanagi na animação em contrapartida tem muito menos expressão facial que a Major no filme americano. Eu sinceramente gostei muito de ver a Atriz no papel de Motoko Kusanagi (Major), ela foi muito bem caracterizada.


Conclusão e Considerações Finais:

Olha, se tem uma coisa que não podemos reclamar no filme é o número absurdo de referências a obra original. Porém como era esperando a versão americana foi muito hollywoodina,e transformou a obra em apenas um grande filme de ação, retirando toda a mensagem que a animação de 95 queria trazer para o seu público.
Mas,Tio laranja, o filme é ruim?  Se você encarar como uma adptação da animação a resposta é sim! Mas se você encara o filme como uma obra original, que apenas tem em comum o universo, ele é no minimo bonito de se ver! Então se não tiver um tempo depois assisti e tira suas conclusões.














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